RELÍQUIAS SAGRADAS: POSSO VENDER, COMPRAR, TROCAR OU COLECIONAR?

RELÍQUIAS SAGRADAS: POSSO VENDER, COMPRAR, TROCAR OU COLECIONAR?

1º - A VENDA E COMPRA DE RELÍQUIAS:

Nenhuma relíquia deve ser vendida (ou comprada), pois a Igreja proíbe isso na lei da Igreja: 

"NÃO É LÍCITO vender relíquias Sagradas"(canon.1190) 

O ato da venda e compra são incluídos pela Igreja como grave pecado contra o primeiro mandamento pois:

"O primeiro mandamento de Deus reprova os principais pecados da irreligião: a ação de tentar a Deus em palavras ou em atos, o sacrilégio e a SIMONIA." e como explica a Igreja "A Simonia é defina pela COMPRA ou VENDA de realidades espirituais." (N°2118 e 2121 - catecismo da Igreja católica)

Portanto a Igreja é clara ao definir que é proibido e pecado grave a venda e compra de relíquias e outros bens espirituais.

Se você tem uma relíquia (legítima e verdadeira), mas não tem devoção ao santo(a), beato(a) ou venerável, então o correto é DOAR a relíquia para alguém que realmente irá venerá-la com o devido respeito.

* É IMPORTANTE Lembrar que tem muita gente vendendo relíquias falsas. E até mesmo coisas de cultos satânicos que afirmam ser relíquias, mas na verdade não são. Por isso também você está correndo um grande perigo ao comprar supostas "relíquias", pois pode ser algo falso e satânico!  
  
2º - A TROCA DE RELÍQUIAS:

Há quem para tentar escapar da proibição de venda, prefere dizer "troca" de relíquias ou "em retribuição" (que é outra palavra para troca).

Ora não importa se disser ser "troca" ou "em retribução" a lei do canon.1190 continua valendo proibindo estes atos que são comerciais. 

O termo correto para estas supostas "trocas" se chama: Escambo 
Que é uma forma de venda e compra que já foi muito praticada na história da humanidade.  E até hoje ainda há lugares e pessoas que praticam este ato comercial. 

Sem necessitar de moedas, o vendedor está pedindo algo de valor seu com o qual você possa "trocar", na realidade pagar, pelo preço do que ele possui e que é de seu interesse. Sendo assim novamente é uma forma de venda e compra. 

E por isso também não é permitido pela Igreja estes atos comerciais com relíquias sagradas. (Canon.1190)

É uma grande falta de respeito com as Sagradas Relíquias, agir como se fosse um mero objeto material de compra e venda. Dá no mesmo agir como se "trocar" relíquias fosse como trocar figurinhas de um álbum! 
 
3º COLECIONAR RELÍQUIAS:
 
Colecionar relíquias também é um desrespeito ao Sagrado, pois não se deve transformar o que é sacro em apenas um objeto de consumo e vaidade para ostentação pessoal. 
 
Portanto é um pecado contra o primeiro mandamento. 
As relíquias devem ser veneradas com devoção e respeito. 
Só se deve ter as relíquias que realmente se tem devoção ao Santo(a). 
 
Se você tiver relíquias que não tem devoção é preferível DOÁ-LAS para quem tem devoção, para que haja mais respeito e veneração.


Gostou deste artigo? Então curta, compartilhe e siga nossas redes sociais:

Página oficial Facebook: https://www.facebook.com/ServasdaSF

 

Tem dúvidas católicas? Mande nos comentários:

Comentários