O QUE É VOCAÇÃO RELIGIOSA

 

O QUE É VOCAÇÃO RELIGIOSA?


A palavra Vocação vem do latim “vocare” que significa “chamar”. Vocação então é chamado. Chamado de quem? De Cristo, de Deus a nós. 

“E os chamou e eles no mesmo momento, deixando as redes e o pai, foram em seu seguimento.” (Mt 4,21-22) 

O Senhor escolheu para cada um de nós uma vocação, ou seja o Senhor escolheu e faz um chamado específico a cada alma para nos guiar numa via reta para a santidade. 

Pois “na eleição do estado, se queremos assegurar a salvação eterna, 'é mister que sigamos a vocação divina, pois só assim nos concede Deus o auxílio necessário para alcançar a bem aventurança.” - Santo Afonso Maria de Ligório


Mas o que é a vocação religiosa? 

Santo Afonso de Ligório diz que “é que o chamado a um estado de vida mais perfeito, é graça especial e muito grande que Deus não faz a todas as almas”

A vocação pois é chamado de Deus “razão tem, pois, e de sabelo para se indignar contra quem o despreza.” - Santo Afonso de Ligório. 


Ou seja não se pode desprezar o chamado de Deus a tão preciosa vocação, pela qual a intimidade mais perfeita com Deus é encontrada nas almas que entram no claustro interior da comunhão perfeita com Cristo no despojamento de sua vontade para dar-se a Vontade Divina, chama de amor em nós. 

Nós seguimos “as pegadas d'Aquele que te achou digna para esposa.” ( Santa Clara de Assis)

Esposas de Cristo, amor Sponsal. Esposas de Cristo que como “Maria escolheu a melhor parte, que lhe não será tirada” (Lc 10, 41-42) 


O Amor Sponsal na vida religiosa é algo precioso pois é a chama de amor vinda do Sagrado Coração do Senhor, que nos faz esposas do Senhor pois somos como descreve São Paulo: “Aquela que não é casada cuida das coisas do Senhor, para ser santa no corpo e no espírito" (I Coríntios 7,34)

A vocação religiosa, leva a verdadeira religiosa a contemplar e entender na profundidade do sentir e da sabedoria os mistérios do Senhor, buscando uma comunhão total com Cristo por toda eternidade.

Por isso a vocação é certeza, pois vem de Deus e para Deus. Um chamado do Senhor a nossas almas, cujo Amor Sponsal é a maior alegria da vida consagrada. 


O poema de Santa Teresa D’Ávila descreve bem o Amor Sponsal que é da vocação religiosa:

Vivo já fora de mim,

desde que morro d’Amor,

porque vivo no Senhor

que me escolheu para Si.

Quando o coração Lhe dei,

com terno amor lhe gravei:

que morro porque não morro.


Esta divina prisão

do grande amor em que vivo,

fez a Deus ser meu cativo,

e livre o meu coração;

e causa em mim tal paixão

ser eu de Deus a prisão,

que morro porque não morro.


Por isso Santa Tereza D’Ávila diz: “Ansiosa por ver-Te, desejo morrer.” pois "Para mim a ideia de passar minha vida com meu Noivo Celestial a quem amo muito mais do que qualquer garota poderia amar ao marido, me dá grande alegria. " - Irmã Imelda, Carmelita de 1959 


O carisma e espiritualidade na vocação religiosa:

Dentro da vocação religiosa, o Senhor mostra o caminho pelo qual Ele quer guiar a alma para o servir nos colocando em Sua Obra, pois uma esposa deve ter interesse nas coisas de seu marido, assim a alma religiosa deve estar disposta a servir a Deus no que Ele a chamar. Isto é o carisma, a forma pela qual serviremos ao Esposo e encontraremos a espiritualidade pela qual estaremos unidas na contemplação de Deus.

Exemplo de carismas: Reparação, Pregação, Caridade, Missionário, etc...


A espiritualidade é como via pela qual a alma é escolhida para subir uma montanha para alcançar a santidade. É pela espiritualidade que o Senhor irá revelar-se em seus mistérios e desígnios de amor a uma alma religiosa. Alguns o Senhor chamará para a contemplação mais intima da Paixão de Cristo, outros a Divina Misericórdia, outros ao Sagrado Coração, outros a Sagrada Face, etc…

De tal maneira que dentro desta espiritualidade vinculada muitas vezes por uma devoção, o Senhor nos levará para águas mais profundas da contemplação de Cristo, de tal maneira que ao final todas juntas contemplamos Cristo por completo quando em oração nos unimos em comunhão com Deus. 

Nisto o carisma e espiritualidade normalmente andam juntos para formar todo o caminho pelo qual a religiosa irá seguir dentro de uma Ordem ou congregação, ou estando só como Anacoreta.

 

O chamado de Deus, ou seja a Vocação a vida religiosa “é que o chamado a um estado de vida mais perfeito, é graça especial e muito grande que Deus não faz a todas as almas” - Santo Afonso de Ligório

Deus lhes abençoe!

- Madre Sofia da Sagrada Face

Comentários