FESTA DO MILAGRE DA SAGRADA FACE

  FESTA DO MILAGRE DA SAGRADA FACE

(dia da Epifania do Senhor)

 

 

Hoje comemoramos o dia do grande milagre no Vaticano que deu origem a Sagrada Face de Tours em confirmação das revelações da Venerável Irmã Maria de São Pedro que faleceu seis meses antes em 8 de julho de 1848 como veradeira serva da Sagrada Face.

 

Desordens revolucionárias estavam abalando não apenas a França católica, mas a própria cidade eterna de Roma. As predições contidas nas revelações da Venerável Irmã Maria de São Pedro, quando dizia que Deus não usaria os elementos, mas a malícia dos revolucionários como forma de punição, estavam se cumprindo à risca.


Em janeiro de 1849, o Santo Padre o Papa Pio IX, de seu exílio em Gaeta (pois teve de fugir de Roma por conta dos revolucionários comunistas que queriam matá-lo) ordenou que fossem feitas orações públicas em todas as igrejas de Roma para implorar a misericórdia de Deus para os Estados pontifícios. 

 

Cumprindo as ordens do Papa para orações públicas especiais em Roma, uma exposição de três dias da Madeira Verdadeira da Cruz e da Relíquia do Véu de Verônica foi realizada para veneração pública na Basílica de São Pedro.

 

E foi aqui que um prodígio incomum aconteceu, pois no terceiro dia da exposição, 6 de janeiro de 1849, um milagre ocorreu em relação ao Véu Sagrado. Os cônegos designados para guardar as preciosas relíquias durante a exposição, e também alguns dos fiéis que se ajoelhavam na Basílica de São Pedro, notaram uma mudança notável no véu da Santa Face, cuja impressão era tão fraca que mal se podia ver.


"Através de outro véu de seda que cobre a verdadeira Relíquia do Véu de Verônica, e absolutamente impede que as feições sejam distinguidas, a Face Divina apareceu distintamente, como se viva, e foi iluminada por uma luz suave; as feições assumiram uma tonalidade mortal , e os olhos, fundos, exibiam uma expressão de grande dor.

Os Cônegos notificaram imediatamente o clero da Basílica; os Cânones da Basílica ordenaram que os sinos tocassem ao ver o milagre, que atraiu uma multidão de pessoas. Muitos choraram; todos ficaram impressionados com um temor reverente. O milagre durou três horas e naquela mesma noite, artistas foram chamados e várias cópias da imagem do véu de Verônica foram feitas. Retratando fielmente os traços do Senhor que todos podiam ver em tão maravilhoso milagre.

Tudo foi atestado por um notário apostólico durante o incidente, e foi documentado no diário da Basílica Vaticana. Uma cópia foi enviada ao Santo Padre em Gaeta. Por muitos dias, esse prodígio, que durou três horas, foi o único assunto das conversas em Roma.


Várias dessas cópias verdadeiras da Sagrada Face chegaram à Prioresa das Beneditinas em Arras, que, conhecendo as revelações da Irmã Marie de São Pedro sobre a Devoção à Sagrada Face, prontamente enviou algumas delas às Irmãs Carmelitas de Tours.

A prioresa das Carmelitas, Madre Maria da Encarnação, imediatamente enviou duas dessas imagens da Sagrada Face ao Venerável Leo Dupont, o apóstolo da Sagrada Face.


"Aqui, finalmente, parece ser o primeiro raio de esperança de que a missão da Irmã Maria de São Pedro de difundir a Devoção à Sagrada Face ainda se torne uma realidade", disse Leo Dupont à sua mãe enquanto lhe mostrava as imagens e explicava a origem milagrosa delas

"Olhando a imagem podemos ter uma idéia verdadeira de quanto nossos pecados e maldade custaram ao Divino Redentor! Mas o que eu mais percebo é que não foi a saliva e os hematomas que tornaram Sua agonia tão violenta. Esta imagem mostra o opróbrio e a confusão que ele suportou por ter sido insultado de forma tão desumana! Aqui é revelada a agonia moral do Salvador. Verdadeiramente, esta é uma imagem milagrosa. "

E a partir de então na Igreja Doméstica do Venerável Leo Dupont, o Senhor através da Sua Sagrada Face em Tours, realizou o prometido a venerável irmã Maria de São Pedro "por minha Sagrada Face você verá maravilhas" e diversos foram os milagres e conversões no oratório da Sagrada Face na casa do leigo venerável Leo Dupont.

Neste dia 06 de janeiro, dia da Epifania do Senhor, Nosso Deus desejou realizar tão grande milagre, para que assim como os reis magos, possamos nós irmos reverentes e adorarmos ao Senhor em Sua Sagrada Face. Ele mostra Sua Sagrada Face ultrajada e ferida para nos recordarmos de fazer reparação, para renunciarmos ao pecado e através da reparação combater os pecados e blasfêmias que são proferidas contra Ele. E para que mudemos de vida, para que por amor de Cristo renunciemos tudo para enxugar a Face do Senhor e abrandar a ira de Deus contra a humanidade.

Rezemos pois em espírito de Adoração e reparação a

Sagrada Face do Senhor:


ADORAÇÃO À SAGRADA FACE.


Que Jesus seja bendito!

Bendito seja a Sagrada Face de Jesus!

Bendito seja Sagrada Face de Jesus na majestade e beleza de

suas feições celestiais!

Bendito seja Sagrada Face em todas as palavras que saem da

sua divina boca!

Bendita seja a Sagrada Face em todos os olhares que

escaparam de seus adoráveis olhos!

Abençoada seja a Sagrada Face na transfiguração no Thabor!

Bendita seja a Sagrada Face nas fadigas do seu apostolado!

Bendito seja a Sagrada Face no suor se sua agonia!

Bendito seja a Sagrada Face nas humilhações de sua paixão!

Bendito seja a Sagrada Face nas tristezas da morte!

Bendito seja a Sagrada Face no brilho da ressurreição!

Bendito seja a Sagrada Face nos esplendores da luz eterna!

Amém


Texto: Madre Sofia das Sagrada Face

Eremitas Servas da Sagrada Face

Comentários